Não deixe seus alimentos estragarem na geladeira


27/12/2022


Organizar a lista de compras, não esquecer de nada, abastecer as prateleiras e o freezer e ainda garantir que tudo será consumido antes de estragar. Tarefa fácil? Se você consegue fazer essa gestão da geladeira com sucesso, parabéns.

Mas convenhamos que nem sempre é possível. Na correria do dia a dia, às vezes descobrimos um tomatinho apodrecido no fundo da gaveta ou aquele manjericão que amargou. Pensando nisso, separamos algumas dicas pra evitar desperdício.


Frutas

Goiaba, figo, abacaxi, limão, laranja e melancia podem ficar um tempo fora da geladeira ou na parte menos fria do refrigerador. Já outras frutas, como morango, banana, mamão, kiwi e pera estragam mais rápido em temperatura ambiente. Por isso, devem ser refrigeradas se quiser guardá-las por mais tempo.

A banana amadureceu demais? Nada de jogar fora. Faça uma vitamina ou smoothie. O mesmo vale para frutas quase “passadas”, que podem virar suco.

Frutos

Tomate, pepino, berinjela e abóbora podem ficar fora da geladeira se ainda estiverem verdes. Para evitar que estraguem, guarde-os refrigerados depois. Se estiverem consumidos pela metade, armazene dentro de potes bem vedados, sempre na geladeira.

Legumes

Uma boa dica é utilizar a técnica de branqueamento, que inativa enzimas responsáveis pela maturação e degeneração dos alimentos. Lave-os, retire as cascas e corte-os em pedaços. Mergulhe-os em água fervente e, depois de alguns segundos, em água com gelo, pra cessar rápido o cozimento. Seque-os, armazene-os em sacos plásticos ou potes e congele tudo.

Raízes

Experimente guardá-las em vasilhas separadas, imersas em água, dentro da geladeira. Raízes como cenouras, mandiocas, mandioquinhas, inhames e beterrabas vão durar muito mais assim.

Pães

Podem ser congelados e aquecidos no forno minutos antes do consumo. Essa dica vai economizar suas idas à padaria e funciona muito bem com pães de fermentação natural. Acredite: eles ficam crocantes e fresquinhos, como se você tivesse acabado de comprar.

Laticínios

Um erro comum é deixá-los na porta da geladeira, onde a refrigeração costuma ficar comprometida com o abre e fecha. Conserve leite, queijos e iogurtes na prateleira mais fria. Queijos, em especial, devem ser guardados em um recipiente para evitar mofo. Nunca congele-os, pois isso fará com que eles percam a textura e o sabor.

Ovos

Guarde-os em local seco e arejado, que não ultrapasse os 25o C. Evite a porta da geladeira, onde costuma haver uma variação constante de temperatura.

Folhas

Alface, rúcula, manjericão, coentro e couve devem ser lavados e guardados dentro e potes, bem sequinhos (use um seca-saladas). Qualquer resquício de umidade fará com que eles estraguem rapidamente.

Carnes

Não vai consumir logo? Congele, mas fique atento às peças com mais gordura, pois mesmo congeladas elas estragam facilmente. Retire-as das embalagens e guarde-as em zip-logs. Importante: não lave, pois isso ajudará a proliferar as bactérias e fará com que elas estraguem rápido.

Descongelou? Não pode congelar novamente.

Embutidos

Com exceção do salame, pode congelar sem medo tudo o que você não for consumir nesta semana. Pra descongelar, deixe na parte menos fria da geladeira por algumas horas, nunca em temperatura ambiente.