Truques simples para se livrar dos insetos no verão

 

27/12/2022

 
Matou uma barata e ela sumiu no dia seguinte? É provável que ela tenha sido carregada e jantada por formigas. Ah, mas tem aquela história de que formiga faz bem para as vistas. Pois saiba que esses insetos fofinhos podem carregar vírus e bactérias desde o lixo na esquina até o hospital, no bairro vizinho.

Em outras palavras, formigas podem transmitir doenças. Não precisamos citar exemplos, mas a rota delas em busca de comida pode passar pelos locais mais nojentos que você pode imaginar.
Elas adoram atacar o bolo na mesa, mas com alguns truques básicos, é possível evitar. Primeiro de tudo: não deixe migalhas por aí. NADA de comer no sofá ou na cama. Faça com que sua casa não se torne um supermercado que elas amam visitar (e ir embora sem pagar a conta).
 
Lembre-se: os alimentos que não puderem ser refrigerados devem ser protegidos. Existem placas em formato de descansadores que repelem as formigas, impedindo que elas atravessem da mesa para sua comida no prato. Funcionam como barreiras e não são prejudiciais à saúde, pois não eliminam substâncias tóxicas.
 
Não é só formiga - Por falar em inseto, já resolveu o problema dos mosquitos e pernilongos? Comece eliminando completamente qualquer foco de mosquito da dengue, como água parada em vasinhos ou reservatórios maiores.
 
Aposte em uma raquete mata-mosquitos e em armadilhas luminosas na varanda pra se manter longe também de besouros e vespas. E tenha sempre repelente e pomada antialérgica, especialmente se estiver veraneando.
 
À noite, as lâmpadas de LED costumam atrair bem menos bichos de luz, porque emitem menos calor do que as incandescentes. Sem falar que são incomparavelmente mais econômicas.
 
Repelentes eletrônicos de tomada também costumam ser muito eficientes. Existem modelos capazes de repelir mosquitos, moscas, baratas e até ratos e morcegos. Aqui na Multicoisasvocê encontra vários, de vários tipos.
 
Outro problema, especialmente se seu piso é de madeira: pulgas. Se você tem cães e gatinhos em casa, leve-os regularmente ao veterinário, mantenha-os sempre limpos e utilize coleiras anti-pulgas. Em caso de infestação, chame a dedetização.
 
Por último, proteja os cantinhos por onde as visitas indesejadas podem chegar sem que você perceba. Caso já tenha tido problemas com pragas, roedores e animais peçonhentos, instale um protetor de portas.