Quarentena sem sedentarismo: veja como se exercitar em casa


23/06/2020


Sabemos que, com o avanço do covid-19, muitos espaços fecharam provisoriamente seguindo recomendações dos órgãos públicos de saúde. As academias, por exemplo, estão entre os locais que aderiram à essa medida preventiva e os frequentadores tiveram que suspender o treino. Porém, uma alternativa viável para não perder a rotina é treinar em casa. Além de ser um passatempo saudável, fortalece o sistema imunológico.

"A continuidade da atividade física, somado a uma alimentação equilibrada contribui para uma imunidade fortalecida. Assim, em caso de doenças e infecções, a resposta do organismo será rápida", explica Thais Ghendov, personal trainer que atende pelo aplicativo GetNinjas. Segundo a profissional, a quarentena pode ser uma oportunidade para que pessoas sedentárias comecem a se exercitar.

ACADEMIA EM CASA

Para reproduzir os efeitos dos equipamentos da academia em casa, é possível apostar em substituições. Os pesos podem ser substituídos por sacos de arroz, de feijão, açúcar ou até mesmo por um balde com água. No caso do bastão, a vassoura pode ser uma substituta temporária. Por fim, outros objetos como corda, elástico e cadeira podem incrementar alguns exercícios. Para ajudar aqueles que não querem perder o ritmo, a profissional selecionou algumas atividades que podem ser adaptadas. Confira:

Agachamento: Ideal para definir os glúteos e as coxas, o agachamento é um exercício que pode ser feito em casa. É possível fazer a modalidade simples e também incrementar o exercício com "pesos". Durante o movimento, a pessoa pode segurar um galão de água, por exemplo.

Afundo: Assim como o agachamento, o afundo é um exercício que ajuda a fortalecer os glúteos. Para fazê-lo em casa, você pode usar uma cadeira e colocá-la atrás de si. A seguir, é necessário apoiar o peito do pé esquerdo no estofado. Paralelamente, a perna direita deve estar à frente do restante do corpo. Para efetivar o exercício, basta subir e descer lentamente usando apenas a outra perna como apoio.

Elevação frontal: A elevação frontal é um exercício focado nos ombros e que consiste no levantamento de peso. Em casa, tais equipamentos podem ser substituídos por sacos pequenos de arroz, feijão ou garrafas de óleo. Para fazer a atividade corretamente, é necessário estar em pé e levantar os objetos até a altura do ombro. Ao chegar ao topo, a pessoa deve manter a posição por alguns segundos antes de baixar o braço e repetir o movimento com o outro membro.

Agora que você já conhece as melhores dicas, que tal apostar em acessórios para facilitar a rotina de treinos? Acesse a página treino em casa, disponível na home do site.