Xô, bagunça! Confira dicas simples para organizar o armário da cozinha

 

15/07/2021


O armazenamento dos utensílios de maneira adequada é importante não apenas em benefício da organização da cozinha, mas também pela economia de tempo que isso pode proporcionar. E nós sabemos: no dia a dia, é comum que alguns utensílios culinários se acumulem na bancada. Para que isso não aconteça com frequência, preparamos algumas dicas simples, confira:

Limpeza é tudo!

Antes de iniciar qualquer organização é necessário começar pela limpeza do local. Para deixar o armário impecável, do jeitinho que a gente gosta, é necessário retirar tudo que tem dentro e fazer uma limpeza pesada, no móvel e nos utensílios.

Definição de categorias

Depois da limpeza e higienização, vamos à próxima etapa: separar os itens por categorias. Por exemplo, os alimentos como os grãos, farinhas, biscoitos, entre outros, devem ser armazenados no mesmo ambiente, divididos em diferentes potes. Já as panelas, potes vazios e outros itens nessa categoria, devem ficar em outro espaço, e assim por diante. Isso faz com que você encontre todos os elementos com mais rapidez e facilidade no dia a dia.

Abuse dos utensílios de organização

Existem diversos utensílios que foram criados especialmente para organizar o armário da cozinha. Um deles é o divisor de gavetas, ideal para deixar os talheres separados por categorias, por exemplo. Utilize também caixas, pois são ótimas para guardar elementos que não são utilizados diariamente. Ah, não se esqueça de colocar etiquetas para identificar os itens que estão dentro dessas caixas, ok? Outro item indispensável para otimizar os espaços são os organizadores de pratos, ideias para empilhar essas louças.

Crie hábitos de organização

Para que os armários permaneçam sempre arrumados, é importante que os moradores da casa criem hábitos de organização. Ou seja, todos devem guardar os objetos retirados do armário logo após o uso. Assim, a organização dura muito mais tempo.

O armário para organizar a cozinha é de extrema importância, não é mesmo?
Com essas dicas simples, você será capaz de tornar a sua cozinha muito mais prática e funcional.