Você limpa o sofá e o tapete corretamente?
Alguns produtos podem te ajudar a evitar manchas, dar brilho e limpar a seco

08/02/2023

 

O cantinho preferido da casa é também o que mais sofre: farelos de biscoito, pelos de pet, manchas acidentais de vinho e café... Atire a primeira pedra quem nunca sujou o sofá assim. 

Não custa lembrar que prevenir é sempre melhor do que limpar. Pequenos acidentes podem ser evitados se você borrifar um Protetor de Tecidos Tekbond na superfície depois de limpa. O produto irá repelir respingos futuros, impedindo que eles se transformem em manchas.
 

Agora, falando limpeza propriamente dita: espanador ou flanela não serão suficiente pra deixar seu sofá 100% limpo, já que muitas sujeirinhas se acumulam nas dobras e frestas do estofado. Um aspirador com bico fino, como o Aspirador de Pó 2 em 1 Black + Decker, facilitará o acesso a esses cantinhos.

Se você tem um sofá de tecido ou de outros materiais como veludo e camurça, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície e aguarde meia hora. O bicarbonato não mancha e tem o poder de eliminar odores desagradáveis. Depois, é só aspirar todo o pó branco. 

A limpeza fica completa se finalizada com a espuma Limpa Tudo Tuff Stuff STP, excelente na remoção de manchas e uma ótima saída pra tudo que não puder ser lavado. Deixe agir por cerca de 40 minutos e remova o excesso com um pano seco ou úmido. O produto também pode ser usado em superfícies de vinil e tecido, além de eletrodomésticos, madeiras e papéis de parede.

 

Vale lembrar que a dobradinha do bicarbonato com a espuma também vale pra carpetes e tapetes. Pra evitar manchas, apenas tome o cuidado de aplicar um pouco da espuma Limpa Tudo em uma superfície não aparente, assim você se certifica de que o material não desbota nem solta tinta. 
 

Cuidados com o couro

Sofás e poltronas de couro requerem um cuidado maior, pois são mais suscetível a manchas em decorrência de umidade, por exemplo. Caiu suco por acidente? Seque imediatamente para que a superfície não absorva o líquido. 

 

Outra dica é evitar que o couro fique exposto ao sol diário, que além de ressecar, pode comprometer a cor. E nada pode ser mais prejudicial a ele do que o contato com sabão, produtos de limpeza, álcool e abrasivos. Aspire-o normalmente e finalize com uma escova de cerdas macias, pra dar brilho.

Sentiu que precisa hidratar? Você pode borrifar um pouco de Lubrificante Spray WD-40 e finalizar com uma flanela seca. Além de devolver a vitalidade e o brilho do couro, o spray não deixa cheiro nem resíduos.